Zarpar é um termo utilizado na área náutica que significa levantar a âncora e partir/navegar para algum lugar. É um verbo regular que pode ser tanto transitivo como intransitivo.
Não se sabe ao certo a sua origem, porém o termo pode ter surgido de duas línguas antigas. Há dúvidas entre sua origem do latim “exharpare” e do grego “zarpázein” que significa “levantar âncora”. Pode ter vindo do termo, também em latim, “harpago” que era a palavra utilizada para descrever um instrumento de ferro que ficava nos portos e servia para manter os barcos uns próximos aos outros.
Atualmente o significado de zarpar tem outros sentidos como, por exemplo, o de sair de um lugar ou fugir. Nesses casos o sentido empregado é o de pressa para se livrar de algo ou de uma pessoa.
Zarpar pode ser utilizado também como uma gíria, nesse caso o seu significado pode ser o de vazar ou cair fora. Seu sentido é inerente à ideia de sair do lugar.
Exemplo: “Zarpa fora malandragem, hoje não tem nada para vocês”.
Já na língua inglesa, podemos utilizar a expressão “run away”, que traduzida ao pé da letra significa “fugir”, mas que pode significar também “zarpar” ou até mesmo “bater asas”.
Exemplo: “Don´t run away from home or you Will be in trouble” (Não fuja/zarpe de casa ou você estará encrencado).
Podemos encontrar também o verbo em inglês “set sail”. Neste caso ele é empregado no campo náutico.
Exemplo: “Set sail only if the sea is calm” ( Zarpe somente se o mar estiver calmo).
Sinônimos que podem ser utilizados
Esgueirar, esquivar, safar, evadir, evaporar, desarvorar, sumir, debandar, escapulir, escapar, desaparecer, cavar, ir, partir, retirar e fugir.
Antônimos utilizados para zarpar
Aportar, ancorar, permanecer, chegar, aparecer, surgir, atracar, dentre outras.