Zona rural é compreendida pela área de campo. O meio rural é basicamente áreas verdes que podem ser tanto naturais como cultivadas.
São regiões não urbanizadas que são dedicadas a atividades relacionadas à agricultura, principalmente, pecuária e extrativismo, além de também ser uma área para turismo rural e silvicultura ou conservação ambiental.
Nas regiões rurais é produzida a maioria dos alimentos que são consumidos na área urbana.
Geralmente, com a integração entre a zona rural e zona urbana, não é de fácil identificação o tipo de região, mas, suas paisagens auxiliam na diferenciação.
As áreas podem ser identificadas de modo visual, através das paisagens rurais e urbanas.
Pode-se observar dentre as principais atividades da zona rural e zona urbana:
Criação de animais como: gado, cabras, cavalos e galinhas.
Êxodo rural pode ser definido como a migração de habitantes da zona rural para a zona urbana. Ou seja, pessoas saem do campo para viver ou trabalhar na cidade.
As principais causas para ocorrer o êxodo rural são a busca das pessoas do interior por melhores empregos, oportunidades de estudos, mecanização da produção rural, maior facilidade em serviços médicos e hospitalares, busca por uma infraestrutura melhor e, em alguns casos, as pessoas saem do campo por questões de desastres naturais, como secas ou enchentes.
Porém, o êxodo rural causa algumas consequências prejudiciais à população, visto que nem sempre as cidades são capazes de comportar um número maior de habitantes. E com isso, o trabalho no campo, do qual a cidade também depende, fica carente.
Porto Alegre capital do estado Rio Grande do Sul possui uma extensa área rural que foi resguardada e conhecida por lei.
Em 1979, 30% da área total de Porto Alegre era zona rural, aproximadamente 14 mil hectares. No ano 2000 essa área foi abolida oficialmente ao entrar em vigor o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Com essa mudança, a área rural de Porto Alegre foi incorporada à zona urbana e foi dividida em dois tipos de ocupação, que foram a rarefeita e a intensiva.
Com isso a cidade foi conceituada como “Cidade Rururbana”, em pesquisas feitas pela Prefeitura Municipal, que originaram o Plano Diretor, que definia a área onde havia mistura de ocupações urbanas com produções primárias na cidade de Porto Alegre.
Atualmente há uma área no extremo sul de Porto Alegre que constituem 8,28% do território do município. Nesta área vivem aproximadamente mil famílias que exercem atividades de produção voltadas à agricultura, extrativismo e pecuária.
As zonas rurais são regiões muito aprazíveis e com abundância de natureza, o que não é comum nas zonas urbanas. A zona rural exerce um papel muito importante para a economia do país, visto que a plantação é a base para o consumo de muitos alimentos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.