Zoologia é um substantivo feminino com origem em duas palavras gregas: zoon e logos, onde significam respectivamente: “animal” e “estudo”.
Assim como a definição da origem da palavra, zoologia é a ciência que estuda os animais, suas relações entre eles e o meio ambiente em que vivem, além da estrutura biológica, anatômica, fisiológica e genética, bem como seus comportamentos, psicologia e evolução.
Acredita-se que os primeiros estudos científicos que poderiam ser enquadrados na área de zoologia se deram no século XVIII. A bibliografia desses estudos aumentou consideravelmente desde os últimos anos.
Cerca de 2 bilhões de espécies de animais são conhecidas atualmente, contudo vários especialistas apontam que em determinados grupos essa é a apenas uma pequena fração.
O trabalho da zoologia é exatamente esse: de pesquisar e catalogar todas as espécies. Essa ação tem como objetivo contribuir para a preservação e manutenção dos ecossistemas, de modo que se mantenha o equilíbrio.
Os jardins zoológicos são instalações que confinam animais e expostos para o público para fins de lazer, mas também educativos. Esses locais podem trabalhar no tratamento de animais doenças e na conservação de espécies que estão em risco de extinção. Muitas organizações são contra os zoológicos por um motivo ético: a manutenção de animais enjaulados quando poderiam estar vivendo livremente em seus habitats naturais.
A zoologia é um ramo da biologia. Além disso, ela está dividida em ramos específicos, como, por exemplo:
Ainda, algumas especialidades ligadas à zoologia podem ser destacadas:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.