Zoonose é um termo pertinente a medicina com origem em duas palavras gregas: zoo e nosso, que significam respectivamente, “animal” e “doença”.
O que é Zoonose?
O significado de Zoonose está indicado em suas palavras de origem: é um termo que refere-se a doenças e infecções que são transmitidas para o ser humano através dos animais.
Os animais acabam transmitindo as zoonoses por meio de bactérias, vírus, fungos, protozoários, parasitas e outros micro-organismos.
Alguns exemplos de zoonoses mais comuns e noticiadas são:
- Ebola,
- Influenza,
- Toxoplasmose,
- Dengue,
- Leptospirose,
- Raiva,
- Histoplasmose,
- Peste,
- Carbúnculo,
- Psitacose,
- Ornitose, e
- Triquinose.
Para entender, uma doença só pode ser considerada zoonose se for capaz de infectar diretamente um ser humano através do contato com um animal. A grande maioria das doenças comuns são de origem animal, mas nem todas são zoonoses.
Algumas zoonoses ainda podem ser muito recorrentes nos animais mas quase raras em seres humanos (sendo que não há constatação ou mesmo casos relatados).
Existem outras zoonoses que podem acontecer o contrário: são menos comuns nos animais, mas quando afetam o ser humano acabam virando problemas sérios, por exemplo: a Brucelose e a Febre Q. Já doenças como a Tuberculose Bovina e a Raiva são gravíssimas para ambos os lados, ser humano e animal.
A Saúde Pública Veterinária tem como responsabilidade criar medidas de controle e combate a zoonoses.
Transmissão e prevenção de Zoonoses
As zoonoses possuem vários meios de transmissão que também são observadas através do tipo de transmissão específico. Por exemplo:
- Um cão pode transmitir a raiva (se estiver contaminado) através de uma mordida,
- As fezes do gato podem conter a doença toxoplasmose, contaminando seres humanos,
- A leptospirose é transmitida pela urina dos ratos – casos aparecem em enchentes, geralmente,
- Dengue e leishmaniose são transmitidas pela picada de mosquitos.
Nossos animais de estimação, tais como os gatos e cachorros, podem transmitir pode meio da urina, patas, pelos, fezes e saliva.
A prevenção, para quem possui animais domésticos, se dá por meio da higiene pessoal e dos animais de estimação, assim como leva-los frequentemente para o veterinário – para que seja analisado se há existência de zoonoses. As vacinas também são extremamente essenciais para um bom controle.
Evitar entrar em contato com animais doentes e com locais que possuem grande diversidade de animais silvestres, tais como matas, bosques e florestas, também são dicas importantes.