Zootecnia é a ciência que estuda a criação, produção e manejo de animais domésticos com finalidade econômica.
Esse termo surgiu em 1843, quando Adrien Étienne Pierre, o Conde de Gasparin, em seu curso de agricultura, se referiu a “zootechnie” como um novo conceito referente ao estudo sobre animais na área da ciência e não da agricultura.
O termo zootecnia provém de Zootechnie, a junção de dois radicais gregos, sendo que “zoo” significa “animal” e “techne” tem o sentido de “tratado sobre uma arte”.
Em outras palavras, Gasparin foi o primeiro a reconhecer que era preciso investir no estudo da arte da criação de animais, tendo como principal foco o bem estar deles, visando também o aumento da produção e a obtenção de mais lucros.
A zootecnia é fundamentada na Biologia e considerada uma zoologia aplicada. Sua atuação também explora os recursos eficazes para o campo agropecuário. São realizadas pesquisas genéticas, criações de animais domésticos, silvestres, peixes e outros animais que vivem nas águas de forma artificial.
Realiza um trabalho para que as raças sejam bem desenvolvidas, controla as doenças, preocupa-se com a alimentação e nutrição dos animais, além de buscar novas tecnologias e técnicas para desenvolver a melhor criação desses animais.
O zootecnista, conhecido também como zootécnico, é o profissional habilitado para trabalhar no campo da zootecnia, isto é, ele é a pessoa capacitada para lidar com toda a cadeia produtiva de animais.
Esse profissional pode atuar nas diversas áreas que englobam os seguintes setores:
- Na área da nutrição
- No campo da genética
- No manejo com os animais
- Na Economia
- Na Administração
- Na tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal
- E na Sustentabilidade ambiental
Há uma distinção entre o curso de Zootecnia e o curso de Medicina Veterinária. Os dois cursos visam o bem estar dos animais, porém a Veterinária é voltada para a assistência médica e aos cuidados clínicos dos animais, enquanto a Zootecnia é voltada a criação e o seu total aproveitamento para a economia. As duas áreas trabalham paralelamente, uma ajudando e complementando o trabalho da outra.